quinta-feira, 23 de junho de 2011

Deliciosas praias alentejanas




O Verão chegou e os dias solarengos convidam a uma ida à praia. Este ano, uma vez mais, por terem cumprido um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto dos utentes, as praias do litoral alentejano vão hastear a bandeira azul. São elas: Almograve, Carvalhal, Furnas e Zambujeira do Mar (Odemira), Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Morgavel, S. Torpes, Vasco da Gama e Vieirinha (Sines), Costa de Santo André e Fonte do Cortiço (Santiago do Cacém), Aberta Nova, Altlântica, Carvalhal, Comporta, Pego, Tróia Bico das Lulas, Galé e Mar (Grândola).  
Agora que sabe quais são as melhores praias do Alentejo, que tal um mergulho nas suas belas e maravilhosas ondas? Não me diga que não tem saudade de passear no areal ou de simplesmente estar sentado frente ao mar e ali ficar sem outra preocupação que de olhar para as ondas ir e vir…, ir e vir, repetidamente, ora morrendo suavemente junto à praia, ora rebentando com toda a força a sua espuma branca na areia.
Está longe, não se pode deslocar? Então deixe-me leva-lo até qualquer uma das nossas lindas praias do Alentejo.
Escolha uma, a sua preferida, sente-se junto à água, com o olhar perdido no infinito do Oceano Atlântico. Respire fundo e devagar, enquanto vê este pequeno vídeo, com o ecrã do seu computador aberto no máximo, e o som ligado.  




(vídeo Delicioso Alentejo- Canal Youtube)


No ar, sinta o cheiro intenso a iodo e a maresia. Deixe-se ficar ali o tempo que quiser ou até que o canto das gaivotas anuncie o fim do dia.








 O sol põe-se devagarinho. No horizonte, os barcos de pesca deslizam na água.

E,  começam a entrar na barra com o peixe fresco, que de manhã, bem cedinho, irá comprar ao mercado.


Ali irá encontrar uma grande variedade de peixes com autêntico sabor a mar. Escolha o que mais lhe agradar para fazer um bom grelhado.
Aproveite para dar uma volta no mercado. Aprecie todas aquelas cores e cheiros característicos. Compre alface, pepino e tomates.
Quando chegar a casa, pegue no peixe. Tire-lhe as escamas e limpe o interior. Salgue. Deixe ficar um tempinho para ganhar mais sabor.
Entretanto, numa panela, coza umas batatas com a pele e um pouco de sal.
Se o peixe for espesso, dei-lhe um pequeno corte e coloque-o num grelhador, virando de quando em quando até estar assado.
Depois de assado, ponha um pouco de alho e coentros picados. Regue com azeite. Acompanhe com as batatas peladas e uma salada ao seu gosto.
Um bom vinho branco alentejano bem fresquinho vinha mesmo a calhar. De sobremesa, fruta da época. Agora, as cerejas estão uma delícia.


À tarde volte a deslumbrar-se com as encantadoras praias alentejanas. E à noite, aproveite  para bailar com esta belíssima Canção do Mar do Trio Odemira. 





Entre nessa onda e seja feliz!



Sem comentários:

Enviar um comentário