segunda-feira, 6 de junho de 2011

Porquê tanta pressa?

Criei este blogue há relativamente pouco tempo, e confesso que estou agradavelmente surpresa pela adesão que tem tido. Reconheço que ele não é actualizado diariamente como gostaria. Mas, nem seria boa Alentejana se assim fosse. Pois tudo aquilo que eu aqui coloco tem de ser pensado, reflectido e principalmente sentido. E para isso é preciso algum tempo. Os Alentejanos têm fama de serem lentos. Mas eles não o são, pelo contrário, eles pensam é muito, e pensar leva o seu tempo. Já alguma vez tinha pensado nisso? Ser alentejano é ser poeta, é uma forma de levar a vida com certa filosofia. Quem não os conhece ao vê-los a trabalhar no Verão, devagar e com gestos mais demorados, pode pensar que até são preguiçosos. E são muitos os que gostam de gozar com a lentidão deste nobre povo. Vêem para aqui ditar sentenças e teorias. Para provarem que são valentes, põem-se a trabalhar com fervor e dinamismo. Mas em pleno estio, quando o calor aperta, com temperaturas perto do 40º à sombra, o corpo já não segue e não conseguem ir mais depressa. Têm de render-se à evidência e abrandar. Pois, foram atingidos pela mesma preguiça e moleza que criticaram nos Alentejanos.  Afinal, quem tem razão? Por isso, aqui no Alentejo, o tempo pergunta ao tempo, quanto tempo o tempo tem? E o tempo responde ao tempo, que o tempo tem o tempo que vossemecê quiser!


E, agora que os dias quentes chegaram, experimente a sensação de estar algures no Alentejo, sentado numa esplanada, ao fim de um longo dia de trabalho. Descontraia, e mande vir um delicioso pratinho de caracóis, com pão com manteiga e uma boa cervejinha fresca. Aproveite para tranquilizar o seu corpo com este vídeo.




(vídeo Delicioso Alentejo)

   

Bom enquanto o caracol não chega aqui, se calhar, é melhor levantar-se cedo, e ir apanhá-lo por esse campo fora,  o que não vai ser fácil pois, o  bicho é muito irrequieto.












Então aqui vai a receita deste delicioso petisco, que não sendo tipicamente alentejano, é seguramente um dos preferidos dos Alentejanos.


Caracóis com óregãos
 

Ingredientes
1litro de caracóis
3 a 4 dentes de alho
1 caldo de galinha
1 casca de limão
óregãos
Sal
1 malagueta
Água


Lavar bem os caracóis em várias águas.
Pôr os caracóis num tacho grande, cobri-los de água a temperatura ambiente e tapar o tacho.






Deixá-los assim perto de meia hora para que comecem a sair e fiquem com as antenas de fora.

Acender o fogão e deixar aquecer em lume brando. Quando levantar fervura, deitar o caldo de galinha, a casca de limão, os alhos, o sal, a malagueta. Deixar cozer cerca de 10 minutos. Quando apagar o fogão, deitar uma mão cheia de óregãos.





                                

Bom apetite!
E, não se esqueça: Porquê tanta pressa? Leve a vida com calma, pois como dizia o meu pai "Mais vale perder um minuto na vida, do que a vida num minuto".




2 comentários:

  1. O meu pai não era só sabio, também era alguém de extraordinário, amigo do seu amigo. Uma pessoa honesta e lutadora que sempre e, como bom Alentejano que era,sabia dar importância àquilo que realmente tinha importância, sem nunca esquecer os verdadeiros valores da vida. Obrigada pelo comentário.

    ResponderEliminar