terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carne com sabor a mar


Não é só o fado que merece ser considerado como Património Imaterial da Humanidade, também a Gastronomia Alentejana deveria ser considerada como tal. Vejam lá que a britânica, Niki Segnit acaba de lançar “O Dicionário dos Sabores”, um livro onde fala sobre a combinação perfeita de produtos exóticos e estranhos.
Segundo a autora, um dos pratos mais cozinhados no mundo é a nossa “mágica” e “deliciosa” carne de porco à alentejana.
Nada de estranhar, pois nos sabemos como a nossa comida gosta de misturar sabores, e como tudo fica tão delicioso.
Sabiam que a origem da carne de porco com amêijoas, segundo se diz, viria do facto de antigamente se alimentarem os porcos com farinha de peixe. E como isto conferia à carne um sabor muito pronunciado a peixe, um dia, um pescador lembrou-se de juntar amêijoas para disfarçar esse sabor. E assim nasceu a carne de porco com amêijoas.
Mas há quem  diga também que do tempo dos Descobrimentos, os navegadores quando partiam para o mar salgavam as carnes para as conservarem. E foram-se habituando a comer carne com sabor a mar. 
Quando regressavam a terra, estranhavam comer carne sem estar salgada. Para contrariar essa sensação, alguém terá acrescentado amêijoas.
Hoje, a carne de porco com amêijoas é considerada um prato tipicamente alentejano. E pelo visto muto apreciado por esse mundo fora. Ah, grande Alentejo!


CARNE DE PORCO COM AMÊIJOAS


Ingredientes:

800g de carne de porco tenra
1kg de amêijoas
5 dentes de alho
2 colheres (sopa) de massa de pimentão
sal
1,5dl de vinho branco
pimenta
1 folha de louro
100g de banha
coentros picados
Batatas

Preparação:

Pôr as amêijoas de molho de véspera, em água com sal. Mudar a água, de vez em quando para que as amêijoas larguem a areia.
Cortar a carne de porco em cubos pequenos e temperar com o alho esmagado, a massa de pimentão, o sal, a pimenta, o louro e o vinho. Deixar marinar de um dia para o outro (ou pelo menos algumas horas).


 Derreter a banha numa frigideira.
Juntar a carne, e deixar fritar, mexendo de vez em quando até estar dourada. Juntar o líquido da marinada e deixar cozer mais uns minutos.











Adicionar as amêijoas e deixar cozinhar. Logo que estejam abertas juntar os coentros.






A carne de porco à alentejana leva batatas fritas cortadas aos cubos que se juntam à carne.
Mas eu, desta vez, cozinhei a carne só com as amêijoas, e por cima espremi um pouco de sumo de limão. O tudo acompanhado de uma salada. Ficou mais leve, mas estava uma delícia.





Terá sido no Porto de Sines que o pescador se lembrou de acrescentar as amêijoas à carne?






"Sines és porto de mar", canção popular alentejana, pelo Grupo Coral e Etnográfico "Os Cardadores" (aldeia de Sete - Castro Verde).

7 comentários:

  1. mais uma belíssima receita do nosso alentejo e mais uma moda do grande reportório que compõe o cancioneiro alentejano.
    Parabéns ao Delicioso Alentejo

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. Se quiser saborear estes pratos alentejanos, junte-se a nos no próximo dia 3 de março, 10 horas, na aldeia das Alcarias (Ourique)e venha passar um dia muito especial. Traga os seus familiares e amigos. Cá os esperamos. Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Eu me pergunto como você ficou tão bom. Este é realmente um blog fascinante, um monte de coisas que eu possa entrar. Uma coisa que eu quero dizer é que o seu blog é tão perfeito!

    ResponderEliminar
  4. Sugiro este site para meus amigos para que pudesse ser útil para eles também. grande esforço

    ResponderEliminar
  5. Obrigado (Jogos de Carros e jogos Online) pelos comentários. Espero que possam continuar a seguir este blog e recomendá-lo. Dentro em breve, penso poder apresentar outras novidades. Abraço

    ResponderEliminar
  6. A ignorancia é uma doença terrivel.
    Carne de Porco Alentejana com Ameijoas é e sempre foi, comforme se aprende em todas as escolas de cozinha, um prato tipico da costa Algarvia.
    Eu explico: na costa e serra algarvia alimentavam-se os animais com "farinha" de peixe e não restos de peixe, e a unica carne de porco digna desse nome vinha do alentejo. Por isso o nome do prato: Carne de porco alentejana com ameijoas e não carne de porco à alentejana. Nenhum cozinheiro que se preze tem duvidas. Como é possivel eu ver que "agora", de há 20 anos para cá, passou a prato tipico alentejano????
    Antes de publicarem informem-se. Não custa nada e não doi.

    ResponderEliminar
  7. Agradeço o seu comentário. E estou a ver que o senhor é um entendido.
    Bom como você mesmo diz: "agora", de há 20 anos para cá, passou a prato tipico alentejano????, será por se repetirem algumas incorrecções que as mesmas acabam pela boca do povo por tornarem-se verdades?
    Mas como poderá verificar, eu também não afirmei nada, mas sim referi que “a origem da carne de porco com amêijoas, segundo se diz, viria do facto de antigamente se alimentarem os porcos com farinha de peixe. E como isto conferia à carne um sabor muito pronunciado a peixe, um dia, um pescador lembrou-se de juntar amêijoas para disfarçar esse sabor. E assim nasceu a carne de porco com amêijoas.
    Ainda bem que deixou também a sua explicação. Continue a ler-nos e a deixar os seus comentários. Bem haja.

    ResponderEliminar