domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dia do Namorados _ Mariana Alcoforado_ barriga de freira


Dentro de poucos dias festeja-se o S. Valentim ou o Dia dos Namorados, uma data em que os apaixonados aproveitam para declarar a sua paixão aos seus amados.
Se bem que esta data tenha sido importada de outros países, no Alentejo também se festeja o amor. Os Alentejano são um povo de poetas e artistas que sempre souberam cantar a sua paixão pelo ser amado ou mesmo pela sua terra. A literatura está cheia de exemplos, mas também as letras do cante alentejano traduzem bem esta capacidade de amar que tem o Alentejano. Um dos mais belos e conhecidos exemplos foi o amor que Sóror Mariana Alcoforado dedicou ao capitão francês Noel Bouton de Chamilly, conde de Saint-Léger, oficial francês que lutou em Portugal sob as ordens de Frederico de Schomberg, durante a Guerra da Restauração.

Nascida em Beja, em 1640, Mariana Alcoforado é obrigada a entrar muito nova para o Convento de Nossa Senhora da Conceição (Beja) a fim de escapar ao conflito da guerra com Espanha. Ali, passa os dias à espera de regressar à vida real.

Um dia, ao observar através de uma janela (Janela de Mértola), as manobras do exército, vê passar um oficial francês.

Uma troca de olhares é suficiente para desencadear nela uma paixão avassaladora. Mariana secretamente abre a sua cela ao oficial francês e deixa-se levar por um amor louco e ardente. Esta relação dá que falar e o militar tem de regressar a França para evitar o escândalo. Mariana escreve-lhe cinco longas e apaixonadas cartas, nas quais passa da esperança e fé, à exaltação, tristeza, desencanto e desespero, causados pelo silêncio do militar que teme em não lhe responder.
Mariana morre em Beja, em 1723.
Em 1669, as suas cartas são publicadas em Paris, e rapidamente transformam-se num dos maiores sucessos da literatura universal.   O tema das cartas da freira portuguesa constitui um documento raro de experiência humana, com uma intensidade tal que não desapareceu ao longo dos séculos.



Se bem que a autoria das cartas tem sido muito contestada, e atribuída a Lavergne de Guilleragues, o amor de Mariana Alcoforado tem inspirado inúmeros escritores e até pintores, e tem sido alvo de adaptações para teatro e cinema.




Para mais informações sobre Mariana Alcoforado veja: http://www.museuregionaldebeja.net/sorormarianaalcoforado.htm


Como as cartas são muito longas, transcrevo aqui apenas um pequeno excerto da primeira que escreveu:
“Considera, meu amor, a que ponto chegou a tua imprevidência. Desgraçado!, foste enganado e enganaste-me com falsas esperanças. Uma paixão de que esperaste tanto prazer não é agora mais que desespero mortal, só comparável à crueldade da ausência que o causa. Há-de então este afastamento, para o qual a minha dor, por mais subtil que seja, não encontrou nome bastante lamentável, privar-me para sempre de me debruçar nuns olhos onde já vi tanto amor, que despertavam em mim emoções que me enchiam de alegria, que bastavam para meu contentamento e valiam, enfim, tudo quanto há? Ai!, os meus estão privados da única luz que os alumiava, só lágrimas lhes restam, e chorar é o único uso que faço deles, desde que soube que te havias decidido a um afastamento tão insuportável que me matará em pouco tempo”.


E agora para nos recompor de palavras tão profundas, e porque o amor não tem de ser amargo, deixo aqui uma receita conventual, para adoçar a boca da sua cara metade.
Não sei se terá sido inspirada na barriga de Mariana Alcoforado, mas que isto nos reconforta a alma e a "barriga" isso não tenho a mínima dúvida. Bom proveito!

BARRIGA DE FREIRA À MODA DO ALENTEJO

Ingredientes:250 g açúcar
75 g amêndoas peladas
6 ovos
70 g miolo de pão
20 g manteiga

Pôr o açúcar com um pouco de água até fazer ponto de pérola. A calda deverá escorrer da colher em fios terminando numa pérola.

Entretanto, ralar as amêndoas e depois o miolo de pão. Misturar muito bem os dois com os ovos. Juntar ao açúcar em ponto de pérola.

 

Deixar ferver, em lume brando, até que os ovos prendam. Colocar a manteiga em redor do doce e deixar cozer uniformemente rodando a frigideira. No final, polvilhar com canela (facultativo).



E aqui está algo que o vai ajudar a seduzir o seu (sua) amado(a).




Um dos intérpretes que mais tem cantado o Alentejo é Vitorino. Vamos ouvi-lo com a sua Menina está à janela. Aumente o som, feche os olhos e cante com ele.



(vídeo )


Não se esqueça que "O amor é o segredo da vida que traz consigo todas as outras virtudes", como a de saber apreciar e dar valor àqueles e àquilo que nos rodeia, às nossas raízes e cultura.
Por isso, nesta celebração do Dia dos Namorados , atrevo-me a dizer:       

Amo-te Alentejo!

1 comentário:

  1. If the ball lands on "zero", half the stake of all bets are returned. Other than that exception, and the miniature wheel size, bets can be positioned in the same method as with standard roulette variations. Play free roulette video games right here, with no sign-up or obtain, and 점보카지노 immediately expertise the joys of on-line roulette, without risking your cash.

    ResponderEliminar