terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana gastronómica do borrego


Desde o dia 2 de Abril, uma centena de restaurantes do Alentejo participam na semana gastronómica dedicada aos pratos de borrego.
Esta iniciativa da Turismo do Alentejo acontece durante a quadra festiva da Páscoa até ao dia 9 de avril.
O borrego é tradicionalmente consumido nesta altura do ano. É pois uma boa oportunidade para os restaurantes de vários concelhos alentejanos darem a provar as deliciosas receitas confeccionadas “com a mestria dos saberes e sabores tradicionais do Alentejo” e mostrarem também a qualidade gastronómica desta região, e os seus produtos endógenos. Se vem ao Alentejo, aproveite e delicie-se com estas iguarias.
Eu recomendo o ensopado de borrego. A receita deste prato tipicamente alentejano poderá encontrá-la no post que coloquei aqui: http://www.deliciosoalentejo.com/search/label/Ensopado%20de%20Borrego


Na altura, propus que descobrisse os ingredientes e algumas palavras que compunham a receita. Como prometido, aqui deixo a resposta.
As palavras são as seguintes: 
Ensopado, borrego, pão duro, vinho, azeite, alho, pimenta, louro, malagueta, água, sal, batatas, hortelã, tacho, cozer, ferver, travessa.


 
   

Mas os borregos não são unicamente aqueles animais tão dóceis criados no Alentejo e que constituem uma das principais carnes consumidas nesta região. Também são autênticos cantores. Já alguma vez os ouviu soltar balidos? Reparou como eles respondem uns aos outros como se estivessem a cantar ao despique? 
Oiça-os aqui a interpretar esta belíssima canção: "Se fores um dia a Serpa". Como vê, no Alentejo, toda a gente sabe cantar! 




                          Feliz Páscoa!

Sem comentários:

Enviar um comentário