quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mande a tristeza "às favas"


No próximo dia 4 de Maio, este blog festejará UM ANO. 366 dias e já com perto de 11000 visualizações. Obrigado a todos os que me têm seguido ao longo destes meses, quer estejam em Portugal ou espalhados por este mundo fora, como os amigos de França, Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos, ou mesmo da Rússia, China, Malásia ou África do Sul e Angola, sem falar de todos os outros países pois a lista é muito longa.







O Alentejo marca as pessoas de tal forma que mesmo longe, não se esquecem e não deixam de sentir uma enorme saudade pela sua terra. Por isso, espero que todos que por aqui navegam possam encontrar neste blog, o que encontrariam se vivessem no Alentejo: a tranquilidade, paz, qualidade de vida, amizade, cultura, tradições, e principalmente o poder saborear a gastronomia alentejana, que é uma das maravilhas desta região de Portugal.
Um mundo simplesmente DELICIOSO que quero continuar a mostrar de forma singular abordando sempre temas que diferenciam a cultura e o povo alentejano de tudo o resto.
Por mar ou por terra, durante 1,2,3,4,5,6,7,8,9 ou 10 minutos, aproveitem para descontrair e relaxar, enquanto os levo a viajar, com toda a modéstia, neste mundo espantoso que é o Alentejo.
Uma vez mais, o meu muito obrigado a todos os que me têm acompanhado mas também a todos aqueles que me seguirão no futuro, quer sejam alentejanos ou amigos do Alentejo.
Comentem, façam-se seguidores, deixem-se envolver neste Delicioso Alentejo, que é também vosso.


E como um aniversário tem de ter presentes, ofereço às 2 primeiras pessoas que se inscreverem, o almoço no próximo Delicioso Encontro Alentejano, cuja data ainda está por confirmar, e no qual haverá brindes surpresa. Para isso, basta enviar um email para: deliciosoalentejo@gmail.com.

Daqui até lá, tente ser feliz o mais possível. Mande a tristeza “às favas” ou venha comê-las connosco.


FAVAS COM CHOURIÇO

Ingredientes
2 kg de favas
200 g de toucinho
1 chouriço preto
1 chouriço encarnado
Azeite ou banha
Coentros
Folha de alho ou dentes de alho
1 colher de sobremesa de açúcar
Água
Hortelã
Alface


Descascar as favas. Fritar os chouriços e o toucinho num pouco de azeite ou banha. Retirar as favas e na gordura pôr as favas e umas quantas cascas, com os coentros atados na folha de alho ou, na falta desta, acrescentar os dentes de alho. Pôr a refugar dando umas voltinhas às favas. Quando estiverem murchas, deitar a água quente e o açúcar. Deixar cozer em lume brando e no final deitar umas folhas de hortelã.
Se quiser fazer sopas, terá de acrescentar água para o caldo. 






E, depois deste repasto, não se esqueça, se for ao Alentejo, dê-lhe um beijo......





(Se fores Ao Alentejo_ Cancioneiro alentejano,  vozes de Francisco Baião e Manuel Aleixo -2012. Publicado por alexandrealeixo1959)


Um bem haja a todos vocês.  E muito obrigado por acreditarem neste projeto. 





Sem comentários:

Publicar um comentário