terça-feira, 15 de maio de 2012

Passear junto ao mar e turismo da natureza no Litoral Alentejano


O calor até que enfim está de regresso, e no ar já cheira a Verão. Muitos provavelmente foram dar um passeio até à praia, como que a antecipar o merecido descanso das férias. As praias alentejanas, cada vez mais apreciadas e procuradas, são sempre uma boa opção. 






Mas se é daqueles que prefere a actividade ao ar livre e o turismo de natureza, então aproveite pois, desde esta última sexta-feira, ficou disponível ao público um percurso pedestre entre Santiago do Cacém e norte de Odeceixe.
A “Rota Vicentina” terá 340 quilómetros e ligará Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente, mas por enquanto ainda só estão concluídos 200 quilómetros
Este projecto, na linha da frente a nível do sul da Europa, pretende colocar a região no mapa internacional dos destinos de turismo da natureza. Os turistas vão poder escolher dois caminhos: um designado de "histórico", feito mais pelo interior e que passa por várias localidades, e outro que aproveita trilhos pedonais de pescadores.
A "Rota Vicentina" pode ser descarregada no sítio www.rotavicentina.com onde consta o mapa de todas as etapas e coordenadas GPS, embora seja possível realizar as caminhadas sem recurso a esta tecnologia.
Por tanto, se gosta de desafios, atreva-se a ir até à costa alentejana. E já agora, aprecie a paisagem deslumbrante, a gastronomia, a arquitectura e principalmente deixe-se viver no meio desta natureza selvagem e persitente.
Certamente que ficará rendido à beleza de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras do Sul da Europa. Esta é mais uma razão para votar numa das 4 praias alentejanas finalistas na eleição das 7 Maravilhas-Praias de Portugal, cuja votação arrancou no dia 6 de maio.
O Alentejo é a região mais representada com um total de quatro praias nomeadas: a praia das Furnas (Vila Nova de Milfontes) nomeada para "Praias de Rio", as praias da Zambujeira do Mar e de Tróia-Mar (Grândola) nomeadas na categoria "Praias Urbanas", e a praia do Carvalhal (Grândola) na categoria "Praias de Dunas".
Quem quiser pode votar até 7 de Setembro de 2012 no site oficial (www.setemaravilhas.pt), no Facebook (www.facebook.com/7maravilhas) ou por chamada telefónica. Será eleita uma praia por cada uma das sete categorias definidas pela organização. A 8 de Setembro, serão conhecidos os vencedores.

Entretanto, aproveite para ver os posts referentes à costa alentejana publicados neste blogue. E,como nunca é demais, deixo-o novamente com os pézinhos na areia a olhar para as ondas do mar. 





Bom mas o ar do mar dá fome, e se há uma região onde se come particularmente bem é no Litoral Alentejano. Sabia que o peixe português é considerado pelos chefes dos melhores restaurantes do mundo como o mais saboroso? Por isso, não hesite, opte por um prato de peixe, mas se for hora de lanche então que venham os petiscos. O que diz a um pratinho de percebes? 


                                            PERCEBES COZIDOS

1Kg de percebes
1 litro de água
Sal





Eu gosto particularmente da comida quando os seus ingredientes sabem àquilo que são. Por isso, para mim, o marisco tem de saber a mar. 
Assim, é muito fácil preparar os percebes. 


Basta colocá-los dois minutos em lume forte, dentro de um tacho com água a ferver (previamente salgada, não muito pois os percebes já são salgados). 


Pode também cozer os percebes em água do mar. Depois de cozidos, retire a água e aguarde um pouco. 


Se gostar deles mais frescos então coloque uma pedras de gelo depois de retirar a água. 


Depois disto, só falta acompanhar com pão torrado com manteiga e uma cerveja ou um vinho branco bem fresco.











Sem comentários:

Enviar um comentário