sábado, 9 de junho de 2012

Beldroegas e o Euro 2012


O Alentejo é rico em ervas aromáticas, e não há como os alentejanos para fazer uso delas, principalmente na culinária. Com um pouco de água, azeite, alhos, pão e ervas aromáticas fazem umas deliciosas sopas.


Mas o campo está cheio de outras plantas que bem cozinhadas abrem o apetite a qualquer um. Com a chegada do Verão, começa a ser altura das beldroegas crescerem espontaneamente um pouco por todo o lado e de aparecerem nos escaparates de lojas e mercados.  
Um estudo levado a cabo por investigadores portugueses veio demonstrar que a beldroega é muito benéfica para a nossa saúde. A beldroega cresce principalmente no sul do país, e é das plantas mais ricas em Ómega 3. Quando consumida regularmente em sopas, chás ou saladas, ajuda a prevenir doenças como o colesterol e a diabetes, e é excelente para combater o envelhecimento da pele e o acne.
Esta erva, geralmente vista como infestante e desprezada por muitos, está a conquistar novos admiradores, pois em tempo de crise, há que saber tirar partido daquilo que a natureza nos oferece principalmente quando não custa nada, e que pode resultar numa saborosa e saudável refeição. 
E, agora, que começou o Euro 2012, sabiam que lhe foi encontrada outra particularidade? É que depois do polvo alemão, do porco ucraniano e do elefante polaco, eis que chegou a beldroega alentejana para adivinhar jogos de futebol, conforme explicou o humorista Ricardo Araújo Pereira, na Rádio Comercial, na sua Mixórdia de Temáticas. Será que vai conseguir adivinhar a vitória de Portugal?


Pelo sim, pelo não, o melhor é aguardar o final do campeonato, mas depois… caso a beldroega não adivinhar a vitória, vinguem-se e preparem umas belas sopas. Existem várias formas de preparar as beldroegas, deixo-vos aqui a receita que a minha mãe fazia tão bem.


SOPA DE BELDROEGAS 

Ingredientes:
1 molho de beldroegas 
Pão alentejano duro
0,5 dl de azeite 
1 queijo de ovelha branco duro
1 cabeça de alhos
1 cebola média picada
2 ou 3 batatas médias
Ovos consoante nº de pessoas
Sal q.b.
1 folha de louro
Pimenta preta q.b.
Vinagre q.b
Coentros

Alourar a cebola picada e o alho no azeite juntamente com a folha de louro. Depois da cebola translúcida, adicionar as folhas de beldroegas lavadas. Deixar refogar. Juntar o queijo, as batatas cortadas às rodelas e água suficiente para cozer. Temperar com sal, e um pouco de pimenta preta. Entretanto, cortar o pão às fatias pequenas. Depois de tudo cozido, escalfar os ovos.
Numa travessa deitar, de imediato, o caldo com as beldroegas sobre o pão, deixando os ovos e o queijo por cima. Pode-se acrescentar um pouco de vinagre e decorar com coentros.


Aqui estão elas, a quererem saltar para o vosso prato. Bom apetite. 


Sem comentários:

Enviar um comentário