domingo, 29 de janeiro de 2012

Sobreiro, Árvore Nacional de Portugal

Já imaginou se logo pela manhã tivesse esta paisagem para lhe fazer companhia enquanto toma o pequeno-almoço? Como não seria o seu dia?  


Este é o privilégio de todos aqueles que vivem no Alentejo. Mesmo que estejam numa cidade, vila ou aldeia, têm sempre um campo imenso à sua volta. O ar cheira a ervas e a flores e o sol acalenta-lhes o ânimo.

Contudo, muitas vezes só apreciamos aquilo que nos rodeia e valorizamos estes pequenos momentos de prazer quando estamos longe deles.  
Mas nunca é tarde, nem demasiado, enaltecer aquilo que faz parte da nossa identidade: o nosso património, a nossa flora e fauna, a nossa gastronomia, o nosso clima, as nossas gentes. E principalmente, agora que Portugal ganhou mais um símbolo nacional para além da bandeira e do hino.



Pois saibam que o o SOBREIRO é, desde o dia 22 de Dezembro 2011, considerado Árvore Nacional de Portugal, depois de aprovado um projecto de resolução na Assembleia da República. A iniciativa nasceu de uma petição pública com 2.291 assinaturas lançada, em Outubro de 2010, pelas associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza.
 “A partir de agora, abater um sobreiro não será apenas abater uma árvore protegida, mas sim, um símbolo nacional”, disse na ocasião o deputado Miguel Freitas, relator do projecto.

Aguarda-se que seja criado um logótipo simbólico e que Estado, autarquias, entidades privadas e sociedade civil se unem para defender este novo símbolo nacional, e principalmente alentejano.


E agora, bem que merecemos passar à mesa. Hoje sai:  

Entrecosto frito com pimentão da horta

Ingredientes

Entrecosto
Massa de pimentão desfeita em água
8 dentes de alhos pisados
1 copo vinho branco
Colorau q.b.
Pimenta
Sal
banha
Laranjas 

Deixar de um dia para o outro o entrecosto cortado em pedaços, e temperado com sal,  pimenta, colorau, dentes de alho, vinho e massa de pimentão. 

Fritar o preparado com banha, e servir de seguida acompanhado de laranja e batatas fritas (opcional). 



Deixo-vos saborear este delicioso prato ouvindo o poema "Árvores de Portugal" de Florbela Espanca, cantado por Teresa Silva Carvalho.


Já aqui tinha falado do sobreiro, do montado e da importância da cortiça para a nossa economia.

O sobreiro é uma árvore mediterrânica com mais de 60 milhões de anos, ocupa um quarto da superfície florestal portuguesa e é responsável por 10% das exportações nacionais. É, em Portugal, que existe a maior extensão de sobreiros do mundo, sendo o montado a identidade mais expressiva do território do Alentejo.
(Veja o post sobre o montado: http://www.deliciosoalentejo.com/search/label/Migas%20com%20espargos%20verdes).

domingo, 22 de janeiro de 2012

Deliciosos Encontros Alentejanos


O primeiro dos “Deliciosos Encontros Alentejanos” decorreu, ontem na maior da descontracção e foi um sucesso.



Como sabem, no início do mês decidi passar à acção, e lancei-me num grande desafio: começar a concretizar ao vivo as receitas do blog.




Assim, este sábado várias pessoas responderam ao convite. Após uma pequena recepção para apresentação dos participantes, e um brinde de boa sorte e saúde, partimos para uma caminhada pelos campos.





Tudo estava a nosso favor. A temperatura amena, o céu azul, o sol e as flores no campo faziam lembrar um dia de Primavera.






Como descrever esta paisagem a perder de vista? O perfume das plantas e das flores?

.....O espelho de água da barragem.









 E as cegonhas confundindo-se com tapetes de flores brancas e a levantar voo à medida que nos aproximávamos delas.


















Após um belo passeio, chegámos à sociedade recreativa da aldeia da Conceição, a mesa já estava posta e o tão esperado cozido de grão não demorou a ser servido.



Difícil é colocar aqui o “cheirinho” do cozido e da hortelã em cima das sopas. Muito mais difícil é descrever o sabor deste prato alentejano, deliciosamente preparado pelo Sr. Aníbal e a D.Lurdes.

O almoço estava animado, com muita conversa, muito convívio, boa disposição e alegria.



No final, o cante e a música não faltaram!  









Depois deste dia tão bem passado, colocou-se a questão: To be or not to be Alentejano? A resposta só podia ser: Born to be Alentejano.


À despedida, um último brinde e a promessa de todos regressarem sempre que possível, e de trazer novos amigos.

Eu, por mim, prometo que brevemente irei promover outro “Delicioso Encontro Alentejano", e mostrar mais maravilhas deste fantástico Alentejo.

Conto com a vossa presença. Venham dar de comer às emoções!

Gostaram das cegonhas? Então, deixem-se ficar com o  Grupo Coral Regional de Cantares de Portel...e "Senhora cegonha".

domingo, 15 de janeiro de 2012

A vida tem sentido, quando o sentido é a vida


Ao ler o texto “Juízo Final” da autoria de Célia Cadete publicado no almanaque “Borda d’Água” de 2012, deparei-me com algumas frases que achei interessantes. Assim, entre outras coisas, a autora refere que “o ano que se inicia a um domingo terá o Sol como guardião”; “o seu domínio serão a Luz, o quente, o seco, o diurno e o masculino;  “As árvores afortunadas serão as figueiras, as romãzeiras, as amoreiras, os loureiros, bem como nas plantas açafrão, o alecrim e o incenso”; “Na agricultura teremos abundância de mantimentos: o trigo, a cevada e os outros cereais darão boa colheita; tal como o azeite, o vinho e o mel. As árvores de fruta serão aliadas da boa produção. O gado terá neste ano uma bênção muito especial”.
Tudo o que lia parecia estar a referir-se à vida no Alentejo. E fiquei contente por ver que pelo menos existe uma publicação com notícias positivas para este ano de 2012. 
A autora acrescenta ainda que “o Sol fomenta no homem o espírito criativo e juntos serão a força da mudança”, e para terminar aconselha os leitores a procurar “superar todas as dificuldades e amarguras da vida com um sorriso de esperança. A vida tem sentido quando o sentido é a vida. Nunca olhar para trás, seguir sempre em frente sem medos e sem hesitações será o lema de 2012”.

 E é a seguir este conselho que, com espírito criativo e a vossa ajuda, tentarei levar a bom cabo este projecto de divulgar o Alentejo, partilhando experiências com todos aqueles que comigo se queiram juntar.



Esta aventura começa já este sábado dia 21 de Janeiro, com um almoço de cozido de grão na aldeia da Conceição (freguesia do concelho de Ourique). Mas antes, iremos fazer um passeio pelo campo e  beber água da fonte. (Mais informações no post anterior).
Para que não falte comida, é necessário inscrever-se.


Enquanto não se come o cozido de grão, que tal um cozido de feijão? É que nesta altura do ano, com o frio, apetece mesmo estas comidinhas. Este é cozinhado à minha maneira.


FEIJÃO VERMELHO COM ABÓBORA E LINGUIÇA

Ingredientes
5 dl de feijão
1 cebola
Azeite
1 ramo de salsa
½ linguiça
Bacon ou toucinho entremeado
Ovos
Sal
Pimenta
Pili pili (facultativo)


Deixar o feijão, de um dia para o outro, dentro de um recipiente com água e muito pouco de sal. 
Numa panela de pressão, cozer o feijão com água (+/- 10 a 15 min) para não se desfazer. Noutra panela faça um refogado com o azeite, a cebola picada , a salsa picada, a linguiça e bacon ou toucinho cortados aos cubos pequenos.
Entretanto, corte a abóbora em cubos e ponha a cozer separadamente com um pouco de água.
Ao refogado, junte o feijão, a abóbora e um pouco da água onde cozeu o feijão e a abóbora. Tempere com pimenta e se quiser pode pôr uma baga de pili pili. Por fim, escalfe os ovos (um por pessoa) no feijão.
Há quem corte fatias de pão para uma terrina e deite por cima o feijão e depois os ovos. Mas eu comi-o sem pão. Estava uma delícia, como podem ver.




Pequenas dicas para aproveitar melhor este prato:
1)      retirar um pouco do caldo com a gordura da linguiça para um tacho, acrescentar o resto da água onde cozeu o feijão e a abóbora. Deitar-lhe umas folhas de espinafres cortadas e uns bagos de massa de cotovelo. Deixar cozer e rectificar os temperos. Et voilà, uma outra deliciosa sopa, simples e barata. Comida no dia seguinte ainda está mais saborosa.
2)      As pevides da abóbora podem ser limpas e postas a secar. São óptimas para colocar em saladas ou mesmo comer ao pequeno-almoço com iogurte ou cereais.



 E parafraseando, Célia Cadete, apetece-me outra vez escrever que "A vida tem sentido quando o sentido é a vida". Por isso, dê sentido à sua vida. 
"Ao Romper da Bela Aurora" espero por vos, no sábado, às 10 horas, na aldeia da Conceição. Inscreva-se!



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ano Novo, Vida Nova


Ano Novo, Vida Nova costuma-se dizer neste início de ano. Muitos são os que elaboram uma lista com as resoluções e projectos que querem concretizar nos próximos meses. Deixar de fumar, emagrecer, fazer aquela viagem, mudar de casa, de emprego, escrever um livro, são alguns dos exemplos. Pois eu, continuo a minha viagem por este Alentejo que aprendi a amar e a respeitar cada vez mais. Assim, e apesar de 2012 se apresentar difícil, coloquei na minha lista de boas resoluções a promoção e divulgação do Alentejo.
Quando criei este blog, foi precisamente nesse sentido. O Alentejo tem tanta beleza e tantas maravilhas para descobrir que cabe a cada um de nos defender aquilo que é o nosso património e identidade.
Após vários meses a apresentar receitas, que confesso me têm causado alguma frustração por não conseguir fazer chegar até vos os sabores e aromas que delas emanam, decidi passar do virtual a algo de mais concreto, e começar a mostrar as receitas do blog ao vivo.

Assim, no dia 21 de Janeiro, irei dar início a um Delicioso Encontro Alentejano, durante o qual será confeccionado e degustado um Cozido de Grãos, e para o qual contarei com a vossa ajuda.

(ver receita: post 28/5/2011_Sabedoria de um povo)
http://www.deliciosoalentejo.com/2011_05_01_archive.html

Será um dia em que à volta de uma mesa se poderão criar momentos de convívio e de partilha de experiências, saberes e tradição de forma simples e espontânea, à boa maneira alentejana.   
Por isso, já sabem, registem esta data na vossa agenda. Tragam violas e concertinas, afinem as vozes e venham deliciar-se, no dia 21 de Janeiro, na bonita aldeia da Conceição, no concelho de Ourique.

Programa:
10 horas: Partida para pequeno passeio pelo campo
Local: Sociedade Recreativa da Conceição

13 horas: Almoço
Local: Sociedade Recreativa da Conceição

Preço: 10 euros por pessoa.

Para participar é necessário reservar até ao dia 16 de Janeiro, neste blog.


Espero que a ideia seja do vosso agrado. Entretanto, desejo a todos um ano muito feliz, neste tão Delicioso Alentejo. Deixo-vos na  companhia de António Pinto Basto e José Gonçalez.



(Vídeo MariadoAlentejo)