quinta-feira, 21 de março de 2013

A beleza do Alentejo


Depois de uns tempos afastada, cá estou eu de volta. Ainda pensei que em Dezembro seria o fim do mundo, mas o tempo foi passando e…nada. Continuamos vivos. E bem vivos, a julgar pelos amigos deste blogue que não desistiram e dia após dia continuaram a visitá-lo. Obrigada a todos. Afinal, agora é oficial, já estamos na Primavera. É tempo de acordar deste longo Inverno frio e chuvoso, e de voltar a escrever sobre este Delicioso Alentejo, que tanto me encanta e sobre todas as emoções e sensações que ele inspira em mim.
Há algo mais bonito de que a natureza a despertar no Alentejo, com os campos a ficarem mais verdes, as flores a colorir o horizonte, os pássaros a cantar, os rebanhos de borregos a pastar, e todos os outros animais a saírem das suas tocas e habitats naturais. Até os insectos têm o seu encanto.
Fui dar um passeio e tirei umas fotografias. Deixo aqui um repto. Quem consegue reconhecer o que está por detrás das seguintes imagens?

FOTO 1



FOTO 2



FOTO 3




FOTO 4




FOTO 5



FOTO 6 


Adivinharam?

No post seguinte colocarei as fotografias por inteiro. Até lá, aproveitem para observar bem a natureza, especialmente no Alentejo. Tudo aqui é poesia e arte. Por isso, se quiserem fazer o exercício de tentar ver um pouco mais além do que aquilo que está à vossa frente, se observarem no mais íntimo das coisas e dos seres, com certeza que vão ficar admirados com aquilo que irão descobrir. Afinal, a beleza pode estar em tudo o que nos rodeia, até naquilo que nos parece repugnante.

Há pouco tempo, uma pessoa me dizia, “este blogue está bonito, mas tem de oferecer algo mais”. Estive a pensar e decidi trazer algumas alterações e novidades. Assim, a partir de agora todas as fotografias que constam neste Delicioso Alentejo,desde o seu início, podem ser vendidas. Se estiver interessado em comprar alguma, basta enviar um email para deliciosoalentejo@gmail.com. A foto será enviada via email, depois do comprovativo de pagamento. 

Bom daqui até lá, está na hora de satisfazer a barriguinha. Como estamos perto da Páscoa, deixo aqui a receita do arroz doce que a minha mãe costumava fazer quando nestes dias de festa nos juntávamos todos à mesa.

Arroz Doce à “Avó Mariana”

Ingredientes:
2 Chávenas de arroz
Casca de limão
1 Pau de canela
1 l Leite
Sal q.b.
1 Pacote de leite creme (opcional)

Pôr água ao lume com a casca de limão, o pau de canela e sal q.b.
Ao mesmo tempo lavar o arroz e em seguida juntar à água previamente aquecida.Deixar cozer. Quando a água secar juntar o leite e açúcar até ficar doce e deixar cozer mais um pouco. Pode-se também acrescentar o leite creme (desfazendo-o primeiro em leite morno e depois juntando ao arroz, mas fora do lume para não coalhar).
Colocar numa travessa ou em pequenas taças e enfeitar com canela em pó.




Sem comentários:

Enviar um comentário