sexta-feira, 17 de maio de 2013

Alentejo Tempo para ser feliz

O Alentejo está de novo de parabéns, e mais precisamente a Entidade Regional de Turismo que acabou de conquistar o segundo prémio na categoria “Viagens” e o terceiro galardão da categoria “Promoção de Destinos”, da 2ª edição do Finisterra- Arrábida Film Art & Turism Festival, com o filme “Alentejo, tempo para ser feliz”.
Com uma duração de cerca de seis minutos, este filme promocional dá a conhecer o Alentejo através de uma aventura que tem como ponto de partida a busca da felicidade.  Protagonizado por Ela Clark, com a participação de inúmeros habitantes do Alentejo, o filme mostra tudo aquilo que os turistas podem encontrar desde o património material e imaterial, às emoções e sensações que aqui podem viver. O filme foi produzido pela Flavour Productions, tem direcção de fotografia e realização de Eduardo Sousa e co-realização de Tito Costa, e banda sonora de Nuno Maló.
Lançado na BTL deste ano, o filme tem sido exibido nas salas de cinema, e já foi traduzido em sete idiomas. Ora aqui está um filme a não perder se quiser “matar saudades” do Alentejo ou inspirar-se para escolher o seu destino de férias deste ano.
Hoje vou levá-lo ao cinema. Sente-se confortavelmente, e silêncio que o filme vai começar.



Se há algo que os turistas apreciam no nosso país, e no Alentejo, é a sua gastronomia e nomeadamente os seus bolos e doces que fazem crescer água na boca.
Vamos continuar a viajar um pouco mais, venham comigo descobrir uma maravilha do nosso Alentejo, que penso ser de Évora: O bolo de mel e nozes.
Esta receita é especialmente dedicada ao “anónimo” que me deixou uma mensagem tão simpática e tão encorajadora e que me encheu de ânimo para lhe fazer a vontade.
Aqui vai. 

BOLO DE MEL E NOZES

Ingredientes
8 claras
250 g miolo de noz triturado
250 gr de açúcar
Doce de ovos moles (*)
Mel q.b
Manteiga para untar
Açúcar em pó para polvilhar
Papel vegetal


Bater as claras em castelo. Envolver com cuidado as claras, o açúcar e as nozes.




Em cima de uma folha de papel vegetal, untada com um pouco de manteiga, espalhar uma camada de massa dentro de um arco de forno para que fique redonda. Se não tiver nenhum arco, faça como eu: espalhe um pouco da massa e com a tampa de uma panela pressione, depois é só ajeitar a massa nas marcas da panela. Alisar com uma espátula. 




Retirar o arco e/ou levar ao forno cerca de 5 min, a 200.º. Repetir a operação 4 a 5 vezes.

Rechear uma camada com doce de ovos e mel e colocar uma outra parte por cima. Voltar a rechear com os ovos e o mel. Repetir a operação alternadamente.  Por fim, decorar a gosto, polvilhando com o açúcar em pó.


(*) Ovos moles

8 gemas de ovos
200gr. açúcar
1 dl de água

Ponha o açúcar e a água num tacho tapado em lume brando. Deixar ferver cerca de dois minutos destapado, e retire do lume.
Entretanto, bata as gemas e junte-lhes o açúcar em fio, continuando sempre a mexer. Leve ao lume até levantar fervura sem parar de mexer. 




Não sei se esta receita corresponde ao bolo de mel e nozes que comeu, mas posso-lhe garantir que este é simplesmente divinal. Mas cuidado não abuse, pois está carregadinho de calorias. Bom proveito. 

Sem comentários:

Publicar um comentário