segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015

Depois de um longo intervalo, eis-me aqui de novo para continuar a escrever neste blogue, que dia após dia tem conseguido manter viva a chama dos internautas que não o têm deixado de consultar. Muito obrigada a todos pela confiança depositada.

Depois de tanto tempo, que tema escolher para iniciar este ano de 2015? O Alentejo é tão rico em histórias e acontecimentos. Mas devo confessar que não resisti em trazer para aqui mais um motivo que me orgulha bastante: O Alentejo está novamente em destaque no mundo.


Monsaraz

Pois é, a partir deste ano todos os olhos vão estar virados para Reguengos de Monsaraz, cidade alentejana escolhida pela RECEVIN (Rede Europeia das Cidades do Vinho) para ser a Cidade Europeia do Vinho 2015, sucedendo a Jerez de La Frontera (Espanha).
Apresentando como parceiros os municípios de Évora e de Elvas, Reguengos de Monsaraz, segunda cidade do Distrito de Évora, com cerca de 11 mil habitantes, conseguiu vencer as candidaturas de Cantanhede, Melgaço e Monção com os seus famosos vinhos da Bairrada e vinhos verdes Alvarinho. A qualidade dos vinhos de Reguengos de Monsaraz, a importância da produção vitivinícola da região e as potencialidades turísticas do concelho foram decisivos para esta distinção europeia.
Um dos maiores produtores de vinho do Alentejo, com alguns dos melhores vinho do mundo, Reguengos de Monsaraz é também o concelho com o melhor enoturismo para visitar. A sua riqueza cultural e histórica fazem deste concelho um pequeno paraíso para os amantes de vinho, e os turistas em geral, que além da vila medieval de Monsaraz, construída no interior das muralhas de um lindo castelo, podem ainda desfrutar dos prazeres do campo alentejano, e das vistas panorâmicas sobre a Barragem de Alqueva.



Mas há também o cante alentejano, agora Património da Humanidade, o artesanato e a olaria de São Pedro do Corval, as mantas de Reguengoz, e como já falámos neste blogue, o astroturismo (reserva Dark Sky Alqueva, igualmente certificada pela UNESCO). Por todas estas razões, e mais algumas, a programação da Cidade Europeia do Vinho 2015, que arrancou este fim de semana, com a passagem do testemunho, irá apresentar, ao longo do ano, variadíssimos eventos e actividades, entre os quais:  provas cegas de vinho, festival da gastronomia, apanha de uvas em noites de lua cheia, sessões de observação astronómica, ioga, passeios de barco, mas também encontros, congressos e seminários, estágios para viticultores, participações em feiras temáticas e de turismo nacionais e internacionais, exposições de arte e, claro, muitas acções de promoção de venda de vinhos. Com esta distinção não só Reguengos mas também todo o Alentejo tem a ganhar. 
Aproveitem para visitar esta região tão linda que tem tanto para oferecer, já para não falar da sua deliciosa gastronomia. E como de vinho se trata, venham dai saborear umas belas bochechas com vinho tinto.
Existe melhor maneira para dizer adeus a este Inverno que tem sido tão rigoroso e brindar à vida e ao Alentejo que uma vez mais viu reconhecido todo o seu valor? 


Bochechas de porco com vinho tinto à minha moda 

700 gr de bochechas de porco
30 gr massa de pimentão
3 dentes de alho
4dl de vinho tinto
sal e pimenta q.b.
1 cebola grande
2 colher de sopa de azeite
1 folha louro
sal q.b.
alecrim qb

Coloque num recipiente as bochechas e envolva com a massa de pimentão, os dentes de alho picados, o vinho tinto, sal, pimenta, louro, alecrim.
Deixe repousar pelo menos duas horas.
Aloure de seguida a cebola picada no azeite e deixe cozinhar até ficar translúcida.
Num tacho, sele a carne, ou seja doure a superfície da carne durante uns dois minutos de cada lado, gerando uma crosta para que os sucos fiquem dentro da carne e assim ficar mais saborosa. Adicione a marinada e deixe estufar entre 35 a 45 minutos, até que as bochechas fiquem tenras. Se necessário acrescente um pouco de água. Retire as bochechas do tacho. Triture o molho. Sirva com acompanhamento a gosto. Eu gosto com maçã cozida e arroz. 

E viva o Alentejo!



3 comentários:


  1. شركة التميز المثالي للخدمات المنزلية وتنظيف المنازل والشقق والفلل بالدمام والخبر والقطيف والجبيل
    قسم خاص لتسليك المجاري بالضغط ومكافحة الحشرات وتنظيف للمجالس والسجاد والموكيت وتنظيف الخزانات
    نقدم افضل الخدمات المنزلية بالمنطق الشرقية 0551844053

    شركة تسليك مجاري بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالدمام
    شركة مكافحة حشرات بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالجبيل
    شركة مكافحة حشرات بالجبيل
    شركة تنظيف سجاد بالجبيل
    شركة تسليك مجاري بالخبر
    شركة تنظيف منازل بالخبر
    شركة تركيب وصيانة الكهرباء بالدمام والخبر
    شركة المثالية للتنظيف بالجبيل


    ResponderEliminar