sábado, 28 de maio de 2011

SABEDORIA DE UM POVO

Se há algo que os Alentejanos gostam de fazer é comer, e mais precisamente petiscar. Não há ninguém que por aqui passe e prove as típicas iguarias alentejanas que não fique encantado com a oferta culinária rica em cores, sabores e cheiros. Eu sei, que já existem muitos sítios onde encontrar essas receitas. Mas, estive muito tempo a pensar, e em boa Alentejana que sou, levei algum tempo a decidir-me. Mas agora já está. Dei o primeiro passo, criei este blogue. Não gostaria que este fosse mais um. Gostaria sim que fosse aquele em que os Alentejanos, e todos aqueles que amam o Alentejo, se revejam, e onde toda a gente de forma singela, possa encontrar aquilo que este “Lindo” e “Delicioso” Alentejo tem para oferecer.




Mas quero aqui também partilhar alguns saberes que me foram transmitidos pela minha mãe e que ela própria aprendeu com a sua. Mostrar como elas sabiam misturar os ingredientes certos para obter pratos que produziram em mim sensações que nunca mais saíram do meu sentido. Por isso, não pretendo fazer concorrência a nenhum cozinheiro, nem tão pouco pretendo ser detentora das receitas verdadeiras e autênticas. Pois, cada terra e zona e mesmo pessoa, deste vastíssimo Alentejo, tem a sua maneira de cozinhar. Nem tão pouco, me tenho como grande cozinheira. Sou sim, uma grande apreciadora desta comida tão particular, das emoções que ela produz em mim e sobretudo sou amante dos maravilhosos momentos de prazer e de felicidade que um bom prato proporciona quando comido em companhia das pessoas que mais amamos, sejam elas familiares ou amigos ou também por que não dizê-lo colegas de trabalho? Sim, porque quanta felicidade não está por detrás de um bom prato de “cozido de grão”, quer seja num jantar com amigos, ou num almoço de domingo com a família?
Ninguém me tira da ideia que se todos pudéssemos ter essa sorte de partilhar essa alegria, muito mais sorrisos iluminariam os rostos de todos nós.
Assim, através de receitas, convido-os a acompanhar-me nesta viagem, deixando aqui e ali, se assim o entenderem, as vossas receitas e sugestões, para que este possa vir a ser um ponto de encontro e de divulgação do património e identidade do Alentejo, sem grande ciência, mas com a sabedoria milenar do seu povo.

O difícil com as receitas da minha mãe, é que era já tão grande a sua sabedoria na cozinha, que ela, como muitas das mulheres alentejanas, cozinhava a olho e por intuição. Mas enfim, bastará, quando cozinhar, ajustar os temperos ao seu agrado. O dedinho final é seu. Aqui os gostos não se discutem, pois é tudo tão delicioso.

Esta receita é para a minha amiga Teresa, que não hesita em percorrer dezenas de quilómetros para comer um bom cozido de grão. E como ela tem razão!!!

                                                                                          



Vamos a isto. Empurre a porta, entre neste monte alentejano e venha cozinhar comigo!











COZIDO DE GRÃO

Ingredientes:

½ l grão para +/- 4 pessoas

600 g de carne (vaca e/ou peru, frango, porco),
150 g toucinho
2 chouriços (preto e encarnado)
1 linguiça
2 batatas
1 cenoura cortada aos bocados
1 tomate maduro
1 cebola média cortada aos pedacinhos
1 pé de salsa
2 dentes de alho cortados
Pimenta, noz de moscada
2 cravos de cabecinha
cominhos
1 caldo de galinha

No dia anterior, deixa-se o grão a demolhar em água fria. De manhã, esfrega-se com sal e depois lava-se bem para tirar o sal e as peles.
Pôr os grãos na panela de pressão, com a carne, toucinho, chouriço preto e encarnado e a linguiça. Acrescentar água e deixar cozer +/- uma hora. Se achar que tem pouco toucinho ou gordura, pode acrescentar um pouco de azeite.
Quando estiver cozido, juntar as batatas cortadas aos bocados, 1 caldo de galinha, a cenoura, 1 tomate inteiro, cebola, salsa, 1 ou 2 dentes de alho, pimenta, noz de moscada, 2 cravos de cabecinha, cominhos e sal. Deixar cozer dentro da panela (+/- 15 min).

Deitar o grão numa travessa e as carnes e enchidos noutra. No final, acrescentar um raminho de hortelã por cima do grão.
Pode também migar pão de véspera numa terrina e deitar o caldo do grão por cima, e terá maravilhosas sopas de pão a acompanhar o grão. Não esqueça a hortelã.

Sopa de grão
Para fazer uma sopa do cozido de grão, se houver pouco caldo, acrescentar água e manteiga, deixar ferver. Acrescentar massa de cotovelo pequeno, deixar cozer. No final, deitar um pé de hortelã.


    

E já está.
Consegue sentir o aroma deste delicioso manjar?










Delicie-se ainda mais ouvindo esta linda canção “É tão grande o Alentejo” de Dulce Pontes e os Ganhões de Castro Verde



(Vídeo de mariadoalentejo)

7 comentários:

  1. Huuummmmmm esse sim é o DELICIOSO cozido alentejano !!!
    Voltei a sentir o aroma do tacho da avó ... que saudades que deixa...
    Como tu dizes ela transmitia muito bem os saberes, mas nada melhor que saborear o alentejo pelas mãos dela!


    Já agora acrescenta à receita um segredo que faz toda a diferença ... espetar os cravinhos na cebola ;-)


    Bem vou ficar a seguir os teus posts porque fiquei repleta de boas memórias !!!

    Obrigada :-)

    Bisous ****

    ResponderEliminar
  2. ola, sem duvidas que esta tudo muito perfeito ,mas eu como imigrante que sou no luxemburgo reparei que vosso blog so esta em portugues*como dizem os homens da luta*e o povo pa, das outras nacinalidades, como podem imginar ficam a olhar para o ecram do ordinador.Por acaso e o meu jantar hoje.BOM APETITE PARA QUEM O PODER COMER.um ABRACO AO ALENTEJO.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite amigo do Luxemburgo e obrigada pelo comentário. Se reparou no lado esquerdo existe o espaço “Google Website Translator Gadget”, que permite a tradução para várias línguas. É possível ver a tradução das línguas com mais relevância a nível europeu e mundial. Infelizmente, a tradução não é a melhor pois é feita directamente com as ferramentas google, mas penso que dá para perceber.
    Como vê, foi a pensar em todos que concebi este blog, pois há que divulgar aquilo que o nosso Alentejo tem de bom.
    Através deste blog tento chegar não só aos Alentejanos espalhados pelo mundo inteiro, mas também àqueles que se apaixonaram por este cantinho maravilhoso, mas igualmente a todos aqueles que ainda não o conhecem. Quero mostrar a qualidade de vida que aqui temos apesar das nossas dificuldades, e como é necessário saber preservar e proteger este território abençoado e as suas gentes.
    Para quem aqui vive é mais fácil, mas para os outros que sentem a saudade apertar, espero que aqui possam encontrar todos os ingredientes que lhes permitam recordar e sentir novamente todas as emoções que o Alentejo desperta em nós.
    Fico contente por saber que gostou e espero que possa continuar a seguir-nos. Je vous souhaite plein de bonheur et vous envoie un grand soleil de l’Alentejo. A bientôt.
    Ich wünsche Ihnen voller Freude und Ich send ein großes Sonne von Alentejo.
    Auf wiedersehn !!!

    ResponderEliminar
  4. Ola boa noite. E com muito gosto e sastisfacao, que vejo a sua grande vontade de ultrepassar as situacoes que se refere na sua resposta. Mais adianto que capacidade de resposta e rapidez e meio caminho andado para enfrentar TODAS AS FASES E OPORTUNIDADES QUE A VIDA NOS OFERECE.***********Doulhe a minha palavra que fazer o que poder para que a sua vontade chegue o mais longe possivel,verbal e informaticamente,o nosso ALENTEJO nessecita de muitas pessoas como a senhora,tambem nao vou desperdicar a oportunidade de lhe esplicar que ainda nao domino muito bem o ordinador que tenho agora e tambem as linguas ,por isso aparece a falta de assentos e nao ter enconta que o tradutor faz isso por nos,MAS NOS ALENTEJANOS PENSSO QUE SO PELO OLHAR NOS COMPREENMOS.******** Sempre a considerar a sua pessoa.Manuel Semedo

    ResponderEliminar
  5. Caro Manuel, "o caminho faz-se caminhando", e como diz muito bem nos Alentejanos só pelo olhar nos compreendemos. Não e bem o caso pois está um pouco longe, mas certamente que no esforço de divulgar o nosso Alentejo e de partilhar com as outras pessoas esse nosso amor pela nossa terra somos imparáveis. Também não é difícil, tudo aqui é pura poesia. Por isso, espero poder contar consigo nesta viagem que empreendi, e como o Manuel com o seu computador, eu ainda tenho muito que descobrir e aprender. Entretanto, aproveite para deliciar-se com as minhas receitas (mais propriamente da minha mãe e de muitas outras alentejanas. Tentarei criar um blog que espero o possa surpreender sempre. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. OLA boa noite mais uma vez caminhando e assumindo as frases ja atraz referidas lhe garanto que hoje em dia tudo e muito proximo,para ficar so com uma ideia dos meus planos para poder avancar, vou entrar em contato direto com a senhora, para que possamos entrar pelo mundo fora.ATENCAO NAO VOU FAZER NADA SEM A SUA AUTORIZACAO.sobre conttos tenho camara no ordinador email e telemovel,veja qual mais lhe da jeito e digame.estou numa festa de aniverssario de um amigo depois continuamos,aletejanamente falando, ROMA E PAVIA NAO SE FEZ NUM DIA,,,PEGANDO AS SUAS PALAVRAS ALENTEJO E SO POESIA. TCHAU COMPRIMENTOS, VOU ME TENTAR DIVERTIR.

    ResponderEliminar
  7. MANUEL SEMEDO ALENTEJANO30 de outubro de 2011 às 04:25

    OLA BOA TARDE, DESCULPE ESTE COMENTARIO NAO ERA PARA DELICIOSO ALENTENJO E PARA A RADIO DUDELANJE E PARA A RADIO SANTIAGO.QUE MAIS OU MENOS ESTAMOS TODOS MUITO PROXIMOS.CARA SENHORA NAO E BEM COMO SENHORA DISSE, E MAIS OU MENOS ISSO MAS CHEMAN DE FER, RADIO DE DUDELANGE,RADIO SANTIAGO E MUITOS MAIS.ANDAMOS SIMPLESMENTE A COLHER O QUE SEMEAMOS. PECO DECULPA DO ENGANO FOI A SENHORA QUE ME INSPIROU NO ALENTEJO DIZ SE VERDADES A RIR A QUELES QUE MINTEM AO SERIO .SEMPRE CONSSIDERAR O DELICISO ALENTEJO.

    ResponderEliminar