domingo, 15 de abril de 2012

Churrasco da Primavera


No último sábado, como combinado, realizou-se mais um Delicioso Encontro Alentejano, que a verificar pelo ar de felicidade dos participantes, foi outro sucesso. 
Jovens e adultos compareceram, neste sábado de Páscoa, e lançaram-se pelos campos fora. Enquanto que uns aproveitavam para tirar fotografias, outros observavam as flores e as plantas que crescem na planície alentejana nesta altura da Primavera, e particularmente as ervas aromáticas que se encontravam pelos caminhos e junto às ribeiras e barragem.

Tudo estava a nosso favor, até o tempo esteve connosco, pois o sol que dias antes andava escondido, nesse dia quis juntar-se à festa e brindou-nos com uns raios que muito contribuíram para que neste encontro reinasse a boa disposição e a alegria.

Depois de uma bela caminhada, e já com o estômago a dar horas, todos partilharam o delicioso “Churrasco da Primavera”. Por se tratar de um fim-de-semana festivo, além das diversas carnes, foi ainda degustado um saboroso leitão e grelhadas umas perdizes, que comidas, barradas com um pouco de manteiga, eram de chorar por mais.

A festa seguiu a bom ritmo com muito convívio, música, cantorias e dança. No final, uma vez mais todos se despediram com o desejo de participarem sempre que possível nestes encontros.

Parafraseando, o nosso grande poeta, Fernando Pessoa, apetece-me adaptar o seu poema a estas palavras. Espero que, onde quer que ele esteja, não me leve a mal:

Ó Alentejo amado, quanto do teu campo
São alegrias de Portugal!
Por te cruzarmos, quantos se salvaram
Quantos filhos brincaram
Quantas noivas decidiram casar
Por causa de tí, ó Alentejo

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quiser passar além do Tejo
Tem de vir com desejo
Deus ao campo o ar e a tranquilidade deu
E é nele que repousou o céu


Valeu a pena este encontro? Claro que valeu a pena. Todos saíram de aqui felizes e a conhecer um pouco mais do Alentejo. E, Isto dá-me vontade de continuar com esta aventura de levar as pessoas a descobrir um pouco deste pequeno pedaço de paraíso que é o Alentejo. E, tenho esperança de um dia poder contar com a sua presença. 


Entretanto, deixo-lhe aqui uma sugestão de almoço.    
Se tiver à espera de visitas e não saber o que cozinhar, proponho-lhe aqui algo muito fácil, barato, rápido de fazer e que certamente irá encantar os seus convidados.  
                                 
Lombinhos de porco com cogumelos de coentrada

Ingredientes: 
Lombinhos de porco
Cogumelos
Alhos
Limão
Azeite
Sal q.b


Deite umas pedrinhas de sal nos lombinhos e ponha a grelhar. 









Quando a carne estiver grelhada, regue com sumo de limão e sirva acompanhada de uma salada e dos cogumelos que entretanto, depois de lavados e tirado os pés, foram postos a grelhar, com um pouco de sal e recheados com alho cortado, coentro e um fio de azeite. No final, regue com um pouco de sumo de limão.










Bom apetite!






Sem comentários:

Publicar um comentário