sábado, 20 de agosto de 2011

ACEITA UMA FATIA DE PÃO?

Estive (quase) toda a noite numa padaria, uma daquela padaria que ainda faz o pão alentejano de forma tradicional em forno de lenha (eucalipto), e com fermento caseiro.

Nem calculam as horas de puro prazer que passei a ver crescer e a cozer aquilo que tem sustentado e ainda sustenta um povo. 



Quando cheguei a casa, com o meu pão acabadinho de sair do forno, não resisti em cortar uma fatia. Como explicar o que senti quando aquela côdea acastanhada estalou debaixo dos meus dentes, para logo a seguir, o miolo fofinho desfazer-se na minha boca. As minhas papilas gustativas entraram em êxtase, ou foi o meu coração? E delícia das delícias, o cheiro tão característico e reconfortante entrou-me lentamente pela alma!!! De repente, fui transportada até à mesa da cozinha da minha avô, onde me vi, ainda criança, a saborear com muito prazer uma fatia de pão, ainda quente, untada com banha e açúcar. 
De regresso à realidade, e dado o adiantar das horas, fiquei-me pela manteiga  a derreter no pão ainda quentinho e acompanhado de queijinho fresco. Posso assegurar que é também uma delícia. 


Por isso, hoje, apesar de ter dormido poucas horas (trabalho de padeiro é duro) acordei bem disposta, e resolvi presenteá-los com estas fotos.





Aceita uma fatia de pão com queijinho fresco?



Agora que já sabe como se faz pão (ver post Ceifeira Linda Ceifeira), e que provavelmente está de férias, que tal aproveitar a massa do pão para fazer paozinhos com linguiça e levar para a praia ou para o campo? 



PÃES COM CHOURIÇO OU LINGUIÇA 

Ingredientes: 
Os mesmos que para fazer a massa do pão.
Chouriço (linguiça), cortado às rodelas, conforme a sua preferência.



Estende-se a massa sobre uma mesa polvilhada de farinha, colocam-se as carnes por cima e cobre-se com a outra parte da massa.



Colocar num tabuleiro povilhado com farinha. 










Levar a cozer em forno, pode ir junto com o pão. 











Retirar do forno, e ai estão os pães com chouriço/linguiça prontos a comer.





Afinal, a felicidade está ao alcance de um pedaço de pão. Pura reconciliação com a vida!

Sejam feliz. Um abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário